top of page
Design sem nome (6).png

Minha Abordagem

   Terapia Cognitivo-Comportamental, conhecida como TCC, é uma abordagem da psicologia baseada na ideia de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados. Ou seja, a forma como pensamos influencia o que sentimos e como agimos.

​

   A TCC tem como objetivo ajudar a pessoa a identificar padrões de pensamento distorcidos ou negativos que podem estar contribuindo para seu sofrimento emocional. A partir disso, o trabalho terapêutico busca reformular essas crenças e desenvolver respostas mais saudáveis e funcionais diante das situações do dia a dia.

​

   Essa abordagem é bastante prática, focada em metas e orientada para a resolução de problemas.

​

 

  Normalmente, é estruturada em sessões com objetivos bem definidos e costuma apresentar resultados em um período relativamente curto, dependendo das demandas de cada paciente.

​

   Durante o processo terapêutico, o paciente aprende estratégias para lidar melhor com suas emoções, tomar decisões mais conscientes e construir uma visão mais equilibrada de si mesmo e do mundo ao seu redor.

​

   Em resumo, é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e transformação, que promove saúde mental e qualidade de vida.

Tratamentos

Entendendo a sua dor

Ansiedade

A ansiedade é uma resposta natural do corpo, mas quando se torna intensa, constante e interfere na rotina, é hora de procurar ajuda. A mente não para, o corpo sente, o coração acelera... A TCC ajuda a compreender e gerenciar esses sintomas, oferecendo ferramentas para lidar com preocupações, medos e crises de forma mais saudável.

Transtornos alimentares

A relação com a comida nem sempre é simples. Transtornos como bulimia, anorexia ou compulsão alimentar carregam sofrimento, culpa e distorções da autoimagem. A psicoterapia oferece um espaço seguro para reconstruir essa relação com o corpo, com a alimentação e com a própria identidade.

Síndrome do pânico

Crises intensas, com sensação de morte iminente, falta de ar, sudorese e taquicardia — a síndrome do pânico pode ser incapacitante. Mas há caminhos para superá-la. Através da TCC, trabalhamos a identificação de gatilhos, o enfrentamento gradual e técnicas para restaurar a segurança interna e o controle emocional.

Depressão

A depressão é mais do que sentir-se triste. Ela pode afetar o sono, o apetite, a autoestima e a motivação. Muitas vezes, é difícil explicar o que se sente — ou até mesmo perceber que se está vivendo um quadro depressivo. Através da terapia, é possível identificar padrões de pensamento negativos, ressignificar experiências e recuperar a energia para viver com mais leveza.

Autismo

Cada pessoa com autismo é única.

Na prática clínica, oferecemos suporte emocional e comportamental, focado no desenvolvimento da comunicação, da autonomia e na inclusão social. O acolhimento e o respeito às particularidades são essenciais em todo o processo terapêutico.

Autoestima

Toda pessoa forma a maneira como se enxerga — isso é autoestima. Quando a autocrítica cresce ou a comparação desgasta, cuidar desse aspecto ajuda a recuperar confiança. Através de autoconhecimento, práticas de autocuidado e uma escuta acolhedora, fortalecemos senso de valor, respeito aos limites e segurança nas escolhas — criando base firme em vez de muros de cobrança.

TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade pode afetar o foco, a organização e o comportamento — em crianças, adolescentes e adultos. Na terapia, ajudamos a construir rotinas, desenvolver estratégias de regulação emocional e lidar com a autocrítica, promovendo mais equilíbrio no dia a dia.

Autoconhecimento

Toda pessoa pode se reconhecer por dentro — isso é autoconhecimento.
Quando a vida segue no automático ou decisões ficam nebulosas, olhar para sentimentos e pensamentos, com orientação, traz nitidez.
Com perguntas cuidadosas, registros e reflexão guiada, identificamos padrões, necessidades e valores — avançando com direção, não confusão.

Relacionamentos interpessoais

Você sente dificuldade em se expressar? Tem medo de ser julgada(o)? A forma como nos relacionamos com os outros diz muito sobre como nos vemos. Na terapia, desenvolvemos habilidades sociais, segurança emocional e autoconfiança — para que você possa viver relações mais saudáveis e verdadeiras.

E muito mais!

A sua dor tem voz.

bottom of page